quinta-feira, setembro 24, 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Todos nós temos imensas perguntas sobre aromaterapia. Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre a aromaterapia e óleos essenciais. Se as respostas aqui não satisfazerem totalmente as vossas necessidades ou não responder na totalidade, não hesitem em deixarem as vossas duvidas aqui.



P: Os óleos essenciais são perigosos?
R: Só se forem ingeridos em grandes quantidades. Em Aromaterapia sublinhamos que os óleos nunca devem ser usados internamente. Existem alguns que podem ser utilizados na alimentação como é o caso da Laranja, mas deve ser feito de uma forma cautelosa e em quantidades minimas. Mas quando usados os óleos devem ser diluidos na pele, no banho, inalados ou vaporizados por serem estas as formas mais benéficas.





P: Pode usar-se demasiado óleo essencial?
R: Mais uma vez, os óleos podem ser prejudiciais se ingeridos em grandes quantidades. No caso de serem usados no banho, podem ser inalados ocasionalmente para aliviar constipações ou gripes, e executar tratamentos regulares de massagem para melhorar a energia e bem-estar.



P: Podem usar-se óleos essenciais em bebés?
R: Si, de forma limitada. Uma vez por semana, uma massagem suave com uma gota de Rosa, Alfazema ou Camomila-romana em 4 colheres de chá (20 ml) de óleo de Amêndoas doces, pode ser uma boa ocasião para o fazer.



P: É necessário usar água no vaporizador?
R: Depende do design. Alguns possuem taças profundas onde pode ser usada água, outros são muito rasos. Mas na maioria usa-se sempre água.



P: Qual a frequência dos tratamentos de aromaterapia?
R: Dependo do motivo do tratamento. Se for um problema directamente fisico, como por exemplo ombros tensos, 4 ou 5 sessões semanais deverão revelar uma melhoria. Se o problema é crónico, como no caso de uma artrite poderão ser necessários alguns meses de tratamento antes de sentir alguma melhoria. Apesar de que, no geral, uma massagem aromaterapeutica é sempre um bom relaxante e não prejudica se for feita com continuidade.



P: Os óleos penetram realmente no corpo?
R: Sim. Através da massagem e dos banhos, os óleos essenciais penetram na pele e na corrente sanguinea. As moléculas provenientes da vaporização ou na inalação aromática chegam aos pulmões.



P: É possivel usar os óleos no local de trabalho para evitar a disseminação dos germes?
R: Sim. É possivel usar um vaporizador eléctrico no local de trabalho, com 3 gotas de Árvore-do-Chá e 3 gotas de Limão. É também possivel depositar algumas gotas de óleo essencial e inalar periódicamente.



P: Não gosto de Alfazema. Que outro óleo posso usar como relaxante?
R: Alecrim, Sândalo ou Ylang Ylang são boas alternativas.



P: A Aromaterapia é só para mulheres?
R: Não - a variedade de óleos essencias usados inclui muitas frangrâncias apelativas para os homens; incluindo o Patchouli, Alecrim e Cipreste. Apesar de que todos os outros tenham o mesmo efeito nas mulheres como nos homens. Somos todos seres humanos!

terça-feira, setembro 15, 2009

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA A DIGESTÃO

A Aromaterapia pode ser uma grande ajuda no tratamento de problemas digestivos. Ingerimos alimentos de diferentes tipos e qualidades todos os dias, no entanto desconhecemos totalmente o nosso sistema digestivo, o seu processo de extracção de nutrientes e da sua conversão para nosso uso.

TONIFICAR
Somos muitas vezes erráticos em realção aos nossos padrões alimentares, sofrendo problemas como prisão de ventre porque a digestão é lenta. Os óleos essenciais podem ajudar a tonificar a digestão, melhorar o ritmo de eliminação, e aliviar o stress subdjacente que tantas vezes pode ser um problema. O stress pode afectar rapidamente o processo digetsivo, e a massagem abdominal, aplicada por nós próprios ou por um profissional, pode aliviar a tensão abdominal.

HÁBITOS ALIMENTARES
Os maus hábitos alimentares também podem produzir um impacto psicológico negativo no sistema. Ingerir refeições em estado de stress, ira, sob pressão, ou enquanto se observam imagens destrutivas na televisão não ajuda a criar uma digestão relaxada. Além disso, um estilo de vida sedentário com pouco exercício não estimula ritmo suficiente no instestino grosso para encorajar uma eliminação regular. Devemos tentar atingir um equilibrio entre od escanso, o relaxamento, uma dieta de comida integral saudável, exercício regular e uma atitude positiva. Os óleos essenciais como do de Hortelã-pimenta, Gengibre, Pimenta Preta, Erva-Limão ou a Laranja ajudam a aquecer e suavizar a área abdominal, e também estimular o apetite.




ÓLEO ESSENCIAL FUNDAMENTAL

O óleo essencial de Hortelã-Pimenta refresca e facilita o processo de digestão.

terça-feira, setembro 08, 2009

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA OS MÚSCULOS E CIRCULAÇÃO

Os óleos essenciais são eficazes para resolver problemas ligados à circulação e aos sistema muscular esquelético. O melhor método de aplicação é através de técnicas de massagem ou no banho, porque ambos permitem a penetração dos óleos na pele.


ÓLEOS DE AQUECIMENTOS
Muitos óleos aquecem, aliviando a tensão dos músculos e melhorando a má circulação que surge na pele através de um efeito avermelhado e sensação de formigueiro. As mãos e os pés frios, outro sinal de má circulação, pode ser solucionado fazendo massagens com misturas de óleos de aquecimento, como Alecrim ou Gengibre. Estes óleos ajudam a remover toxinas nas áreas massajadas.


ÓLEOS ANTI-INFLAMATÓRIOS
Alguns óleos essenciais também produzem um suave efeito anti-inflamatório, útil para o alivio da dor e inchaços e para ferimentos ou distensão muscular.


PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA
As massagens suaves e misturas de óleos relaxantes são úteis para quem sofre de pressão arterial elevada ou pulsação acelerada devido ao stress ou ansiedade. Mas no caso de uso de óleos essenciais em alguém que tenha a pressão arterial elevada, deve-se ter o cuidado de usar baixas concentrações de óleos suavizantes, e evitar misturas estimulantes e massagens profundas.


CELULITE
A celulite é uma acumulação de água e desperdicio de tóxicos na camada gorda da pele, que provoca a produção de caroços duros, e dá à pele a aparência de "casca de laranja". O melhor tratamento só pode ser efectuado por um profissional qualificado que sabe como fazer uma massagem profunda e desintoxicante na área. Não há nenhuma cura rápida, e em conjunto com o tratamento de aromaterapia, é também necessário proceder regularmente a uma desintoxicação através da adopção de uma dieta de comida integral, eliminar a cafeína, deixar de fumar, fazer exercício regularmente, e massagens diárias com uma mistura de óleos desintoxicantes, durante pelo menos 2 meses. É necessário disciplina.

Para fazer uma boa mistura anti-celulite, misture 3 gotas de Zimbro, 4 gotas de Limão e 3 gotas de Funcho em 4 colheres de chá (20 ml) de óleo de amêndoas doces. Massage a mistura na área afectada 2 vezes por dia.




ÓLEO ESSENCIAL FUNDAMENTAL:
O ALECRIM é um óleo que aquece muito e é um estimulante para dores musculares!

segunda-feira, setembro 07, 2009

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA PELE E CABELO

O uso de Aromaterapia para aliviar problemas de pele é uma das melhores maneiras para observar o que os óleos realmente fazem. à medida que as manchas vermelhas desaparecm, os danos saram, as inflamações são reduzidas, e a pele responde ás propriedades tonificantes dos óleos essenciais, o resultado é muito mais claro, o aspecto da epiderme torna-se muito mais homogéneo e suave ao toque.

Para compreender como a Aromaterapia ajuda a resolver problemas de pele, é util conhecer a estrutura de pele. (Ver Diagrama)

Cuidados com a pele
Os óleos essenciais podem rejuvenescer e reconstruir a camada superior da pele removendo as células velhas e estimulando um novo crescimento. Melhoram a circulação, tonificam os musculos, ajudam na remoção de produtos desnecessários, reduzem a inflamação, eliminam infecções e minimizam as cicatrizes.

Óleos Transportadores
Os óleos essenciais necessitam de ser misturados num produto transportador adequado em função do problema. Os óleos vegetais, loções ou cremes poderão ser apropriados. Os óleos vegetais são amaciadores versáteis. A loção base é un transportador refrescante devido à sua elevada quantidade de água e portanto é bom para áreas com manchas vernelhas ou inflamações. O creme base é um transportador lubrificante da pele e excelente para peles danificadas. Os óleos essenciais podem ser mais facilmente absorvidos pela pele danificada, por isso é importante seguir as misturas e métodos sugeridos.

Cuidados com o cabelo
O cabelo só está vivo na raiz, e morto assim que se encontra fora da camada da pele. É formado por uma proteína, a queratina, e normalmente é lubrificado por glândulas especiais na pele que segregam óleos naturais ao longo do cabelo. O uso de produtos de descoloração, champôs agressivos e outros produtos de tratamento pode secar o couro cabeludo e impedir a acção dos seus óleos naturais. Massagens de Aromaterapia ao couro cabeludo ajudam a um crescimento saudável do cabelo. As misturas de óleos essenciais também podem amaciar o cabelo, dando-lhe ao mesmo tempo uma excelente frangrância.


ÓLEOS PARA PELE E CABELO


Os números correspondestes aos óleos referem-se ao número de gotas a usar, para crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, o número de gotas é metade.

Acne
4 àrvore-do-chá
3 Sândalo
3 Alfazema
Estes óleos essenciais em 4 colheres de chá (20ml) de loção base. Aplique 2 vezes por dia.

Alergias
2 Camomila Romana
Aplique uma compressa fina sobre a área durante 20 minutos.

Pé-de-atleta
4 Árvore-do-chá
3 Alfazema
Estes óleos essenciais no banho quente para pés durante 20 minutos, duas vezes por dia

Furúnculos
3 Bergamota
3 Alfazema
Aplique uma compressa quente sobre a área duas vezes por dia

Contusões
2 Hortelã-Pimenta
3 Camomila-romana
Aplique uma compressa gelada sobre a área durante 20 minutos

Pele gretada
4 Olibano
6 Alfazema
Este óleos essenciais em 4 colheres de chá (20gr) de creme base ou 4 colheres de chá (20ml) de óleo de amêndoas doces. Duas vezes por dia.

Frieiras
4 Pimenta preta
3 Gengibre
Este óleos essenciais no banho quente para pés durante 20 minutos. Depois massage-os com estes óleos em 2 colheres de chá (10ml) de óleo de amêndoas doces.


Cuidados com o cabelo
Junte 4 colheres de chá (20ml) de óleo de amêndoas doces à mistura apropriada de óleos essenciais apresentados em baixo. Massaje a mistura no cabelo seco e cubra a cabeça com uma toalha durante 20 minutos. Depois, aplique champô directamente no cabelo e lave normalmente. Repita semanalmente durante 1 mês.

Sugestão de misturas para tipos especificos de cabelo:
CABELO SECO: 3 rosa, 7 Sândalo
CABELO OLEOSO: 4 Zimbro, 6 Petigrain
CABELO BAÇO: 4 Patouchi, 6 Palmarosa
CABELO NORMAL: 4 Olibano, 6 Laranja
CASPA: 4 Árvore-do-Chá, 6 Gerânio
PERDA DE CABELO: 5 Alecrim, 5 Gengibre


ÓLEO ESSENCIAL FUNDAMENTAL:
O Patouchi é um excelente tónico geral para pele e cabelo!

terça-feira, setembro 01, 2009

Aromaterapia e a gripe... Gripes

Num momento em que não se fala nada mais do que "crise" e "gripes", passa-te tudo pela cabeça das pessoas...
Acredito que se fique um tanto em pânico mas... na minha opinião existe muito sensionalismo pelo meio...

Acredito mesmo que exista alguma veracidade no meio de tanto pânico mas, para tudo existe solução... só não existe para a Morte!


E como noutros "problemas" para este também existe solução. A aromaterapia... ou melhor, a NATUREZA tem tudo o que o ser humano precisa para se curar.

Aqui vai uma lista de óleos essenciais que possam ajudar no combate de mais uma doença:

ALECRIM - Alivia dores musculares, elimina toxinas e combate o cansaço

BERGAMOTA - Um bom energizante e limpeza das vias respiratórias.

CEDRO - Bom para a asma, problemas respiratórios, contra a ansiedade e o medo.

EUCALIPTO - Grande expectorante, deficiências respiratórias como: asma, bronquite, resfriados e sinusite; dores musculares, artrite, bactericida.

PINHO - Grande bactericida, descongestionante, expectorante, sinusite, gripe, bronquite, convalescença, dores musculares e reumáticas, regenerativo.


E com isto desejo as melhoras a quem possa estar engripado!
Saude aromática a todos!