sexta-feira, outubro 30, 2009

ÓLEOS E TRANSPORTADORES

Um óleo essencial é um liquido muito aromático que se evapora muito rapidamente em tenperaturas elevadas. É extremamente concentrado, são necessários cerca de 0,75 de uma tonelada (760kg) da planta de alfazema para produzir cerca de 2 litros de óleo de alfazema.
Um óleo transportador (ou óleo base) é usado para diluir os óleos essenciais para os tornar seguros para a aplicação atravez de massagens. Uma mistura de óleos essenciais diluídos num óleo vegetal como: amêndoa doce ou óleo de grainhas de uva, é suave para a pele. Este óleos transportadores são adequados a usos específicos, e são especialmente bons para a pele.

1. Use um funil para verter grandes quantidades de óleo transportador para o frasco de mistura.
2. Pode acrescentar gotas de óleo essencial puro ao óleo transportador através de um doseador especial no gargalo do frasco.
Fazer uma mistura:

Meça 4 colheres de chá (20ml) de óleo transportador para um frasco limpo de vidro escuro. Adicione até 10 gotas de um óleo essencial á sua escolha. Agite a mistura de uma forma muito devagar e está pronto a ser utilizado (até 4 semanas).

Este exemplo produz uma solução de 2,5 por cento, sendo a melhor diluição para a massagem e uso geral. Uma solução de 5 por cento que é mais concentrada pode ser aplicada em áreas menores para alivio de dores. Para fazer uma solução de 5 por cento misture 20 gotas de óleo essencial com 4 colheres de chá (20 ml) de óleo transportador.

Uma solução de 1 por cento é aconselhável para peles sensiveis, para crianças com idades entre os 3 e os 10 anos, e durante a gravidez. Para fazer uma solução de1 por cento misture 4 gotas de óleo essencial em 4 colheres de chá (20ml) de óleo transportador.

terça-feira, outubro 20, 2009

EXTRACÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

DESTILAÇÃO
é usada para muitos óleos, incluindo a Alfazema e o Alecrim. Um recipiente de aço (alambique) é cheio com plantas e faz-se passar por ele vapor bombeado a alta pressão. O vapor é arrefecido até ficar novamente no estado líquido e o óleo essencial permanece a flutuar na superficie.

EXPRESSÃO
é a forma usada para obter os óleos essenciais dos frutos citrinos. Trata-se simplesmente de espremer o óleo essencial contido na casca. Actualmente, muitos óleos de citrinos como laranja e limão são produzidos pela indústria de sumos.

EXTRACÇÃO POR SOLVENTE
é o complexo processo quimico usado para extrair óleos aromáticos de flores delicadas como o Jasmim. As pétalas são maceradas em solvente quimico, que dissolve os componentes aromáticos das fibras das plantas numa massa viscosa, que depois é novamente tratada para remover as gorduras e ceras formando um liquido "absoluto".

sexta-feira, outubro 09, 2009

ÓLEOS PARA GRAVIDEZ E PARTO


SEGURANÇA DURANTE A GRAVIDEZ:
Não é aconselhável usar óleos essenciais através de massagem durante os três primeiros meses de gravidez. Os produtos transportadores como o óleo de Jojoba ou óleo de Amêndoas Doces podem ajudar a evitar as estrias, mas devem ser usados sem qualquer frangrância. Após o terceiro mês, já se pode adicionar 4 gotas de óleo de Tangerina a 4 colheres de chá (20ml) de óleo de Amendoas Doces, e massajar meia colher de chá diáriamente.

Recomenda-se a não utilização do Jasmin e da Salvia-esclareia durante todo o periodo da gravidez até ao parto, altura em que podem ser aplicadas.

Nunca, em nenhuma altura, ingerir óleos essenciais via oral.

APÓS PARTO:
Uma massagem suave na parte inferior das costas e no abdómen após parto ajuda a assentar os órgãos internos. Experimentem 2 gotas de Rosa e 2 gostas de Vetiver em 4 colheres de chá (20ml) de óleo de Grainhas de uva nos ombros e parte superior das costas, mas não nos seios.

No caso de uma depressão pós-parto, uma massagem geral semanal com 2 gotas de Neroli e 2 gotas de Rosa em 4 colheres de chá (20ml) de óleo de Amêndoas doces.


Problemas da Gravidez e Tratamentos: