sábado, fevereiro 13, 2010

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O AMOR

O costume de usar aromas e óleos essenciais para atrair amor, tranquilidade e sensualidade já fazia parte dos rituais e festas dos povos mais antigos, como os gregos e egípcios. Sem falar nos demorados banhos da rainha Cléopatra, que adorava se banhar com óleos de rosas para seduzir Júlio César. Na índia e China, esses potentes óleos eram usados como remédios e curavam vários males físicos e mentais da época.

Porém a aromaterapia só foi reconhecida e disseminada no século XX, quando o químico francês René Maurice Gattefossé queimou sua mão em um recipiente de óleo essencial. Ele ficou tão surpreso com a rápida cicatrização, que resolveu pesquisar mais as suas propriedades, surgindo daí o primeiro livro sobre o assunto. No entanto, o uso dos óleos nunca foi tão grande quanto na Primeira e Segunda Guerra Mundial, pois substituiram a falta de remédios na época. Hoje, a aromaterapia cresceu e encontrou um número amplo de usuários, que buscam nos óleos essenciais uma maneira de tratar seus problemas, especialmente, melhorar estresse, cansaço e até males do coração.

NOITES ESPECIAIS:
*Numa noite especial, uma boa dica é fazer um banho e massagens com os óleos de rosas e jasmins. Eles agem sobre as hormonas controlando a ansiedade, despertando a sensualidade e feminilidade.

*Se estiver muito ansiosa e preocupada, coloque uma gota de óleo essencial de lavanda sobre o seu travesseiro e vire do outro lado para dormir. Nunca durma do lado que aplicou a gota.

*Colocar um aromatizador com óleo de laranjeira na sala atrai muita prosperidade e serenidade nos momentos de decisões sérias.

*Os óleos cítricos de mandarim, tangerina e limão trazem bem estar ao ambiente.

*O óleo de nelori com uma gota do de gerânio dá equilíbrio mental e tranquilidade mental.

*Na lua-de-mel use no corpo e no aromatizador do quarto os óleos afrodisíacos de: sândalo, Ylang -Ylang, cardamomo e patchouli.


DICAS
*Não confundir óleo essencial com essência sintética. Só o primeiro trata, o segundo só possui cheiro, para além do segundo conter mais quimicos que essência de plantas.

*Os óleos essenciais são muito fortes. Por isso devem ser diluídos conforme a indicação do aromaterapeuta ou da embalagem do produto. No máximo 10 a 15 gotas num difusor, ou em mistura com óleos base tipo jojoba ou amêndoas doces.

*Tome cuidado ao comprar seu óleo, existem muitas falsificações no mercado. Escolha as marcas indicadas pelo seu aromaterapeuta ou as mais conhecidas no mercado.

E com estas dicas desejo a todos os casais um FELIZ DIA DE S. VALENTIM!