sexta-feira, junho 18, 2010

PROPORÇÕES E SINERGIA

Quando se aprende aromaterapia é importante conhecer os óleos individualmente, em termos de fragrância, propriedades e usos. No entanto, a segunda dimensão importante envolve o conhecimento de como misturar os diversos óleos de maneira equilibrada.

Notas sobre fragrâncias
No século 19, um francês chamado Piesse teve a ideia de classificar as fragrâncias em termos de notas musicais. Embora grande parte da sua filosofia já não seja usada, a noção de notas altas, médias e base ainda persiste na perfumaria, e o mesmo principio pode ser aplicado à aromaterapia. No entanto, não há classificações rigidas para os óleos essenciais como notas de fragrâncias; tendem a pertencer a uma categoria principal, embora possam ter outras características mais subtis.

No caso de se misturar um total de 10 gotas de uma combinação de óleos essenciais em 4 colheres de chá (20 mililitros) de óleo transportador, as notas funcionam da sguinte forma: as notas altas (4-5 gotas) evaporam mais depressa e produzem um tom fresco leve. Trata-se normalmente de óleos de citrinos tais como a Tangerina ou Limão, ou óleos frescos como o do Alecrim; os tons médios (3-4 gotas) são o coração da mistura. Os exemplos podem ser a Alfazema, Gerânio ou Petitgrain; as notas base (1-2 gotas) são as notas profundas e por vezes almiscaradas que evaporam lentamente e persistem por mais tempo, como por exemplo o Jasmim, Vetiver e Patchouli. As misturas sugeridas aqui seguem normalmente este padrão.



SINERGIA
A sinergia descreve o processo dos óleos essenciais a funcionar em conjunto terapeuticamente. É necessário conhecer as propriedades individuais de cada óleo essencial para saber o que misturar para obter melhor efeito. No caso de uma mistura para alivio da dor, ajudará usar três óleos analgésicos em vez de apenas um. No entanto, no caso de uma mistura para alivio de dor e stress, é possivel escolher dois óleos analgésicos e um outro óleo para melhorar a ansiedade mental. Uma simples mistura de dois óleos essenciais é agradável de usar. Três óleos essenciais poderão produzir uma fragrância bem equilibrada, que também funciona sinergeticamente, no corpo e mente. Trata-se de uma combinação frequentemente usada para tratamentos de massagem holistica em aromaterapia.


Óleo Essencial Fundamental
O óleo essencial da ROSA é uma das fragrâncias mais complexas em aromaterapia.