segunda-feira, agosto 30, 2010

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Como principiante poderá ter provávelmente muitas perguntas sobre a Aromaterapia. Aqui deixo algumas das perguntas frequentes sobre Aromaterapia e Óleos Essenciais.

P: Os óleos essenciais são perigosos?
R: Só se forem ingeridos em grandes quantidades. Na Aromaterapie sublinha-se que os óleos nunca devem ser usados internamente. Quando usados diluidos na pele, no banho, inalados, através de uma massagem ou vaporizados são muito mais benéficos.

P: Existe a possibilidade de se usar "demasiado" óleo essencial?
R: Mais uma vez, os óleos podem ser prejudiciais se ingeridos em grandes quantidades. No caso de serem usados no banho, podem ser inalados ocasionalmente para aliviar constipações ou gripes, e executar tratamentos regulares de massagem para melhorar a energia e bem estar. Use sempre um doseador.

P: Os óleos essenciais podem ser usados em bébes?
R: Sim, mas de forma limitada. Uma vez por semana, uma massagem suave com uma gota de Rosa, Alfazema OU Camomila-romana em colheres de chá (20ml) de óleo transportador de amêndoas doces. É sempre uma boa ocasião para apreciar.

P: É necessário usar água no vaporizador?
R: Depende do design. Alguns possuem taças profundas onde pode ser usado água, outros são muitos rasos, e neste caso o óleo pode ser usado sem água.

P: Qual será a frequência dos tratamentos de aromaterapia?
R: Dependo do motivo do tratamento. Se for um problema directamente físico, como por exemplo ombros tensos, 4 ou 5 sessões semanais deverão ajudar a revelar melhorias. Se o problema é crónico, como por exemplo artrite, poderão ser necessários alguns meses de tratamento antes de sentir alguma melhoria. É sempre o terapeuta que decide e aconselha o número de sessões necessárias.

P: Os óleos penetram mesmo no corpo?
R: Sim. Através das massagens e dos banhos, os óleos essenciais penetram na pele e na corrente sanguinea. As moléculas provenientes da vaporização ou da inalação aromática chegam aos pulmões.

P: É possivel usar os óleos essenciais no local de trabalho para evitar a disseminação de germes?
R: Sim. Usando 3 gotas de Árvore-do-Chá e 3 gotas de Limão. É também possivel depositar algumas gotas de óleos essencial e inalar periódicamente.

P: Não gosto muito do aroma de Alfazema. Que outro óleo posso usar que seja de igual forma relaxante?
R: O Alecrim, Sãndalo ou Ylang Ylang são boas alternativas.

P: A aromaterapia é só para mulheres?
R: Não - a variedade de óleos essenciais inclui imensas frangrâncias apelativas para os homens; incluindo o Patchouli, Alecrim e Cipreste.

quinta-feira, agosto 19, 2010

MÉTODOS PASSIVOS DE USO

Os métodos passivos de uso são formas de espalhar uma fragrância de óleos essenciais num quarto/sala para que os aromas possam ser apreciados imediatamente; os óleos essenciais são inalados mas não entram em contacto dirtecto com o corpo. Os vaporizadores, em particular, são úteis para o quarto - com 4-6 gotas de Alfazema ajudam ao relaxamento para adormecer.

VAPORIZADORES
Trata-se de unidades cerâmicas que podem ser também eléctricas ou necessitar de uma pequena vela.
Deposite 4-6 gotas de óleos essenciais e, ao aquecer, os óleos aromatizam a sala/quarto.





















PULVERIZADORES
Ajudam a humidificar uma sala, assim como refrescam o ar. Para 200ml de água, adicione um total de 15 gotas de dois óleos essenciais. Agite com delicadeza e pulverize o ar.



VELAS
Em alternativa, também podem ser usadas velas que contenham óleos essenciais na cera. Os óleos evaporam à medida que a vela arde, embora o seu efeito seja mais agradável do que terâpeutico.


sábado, agosto 07, 2010

COMPRAR E ARMAZENAR ÓLEOS ESSENCIAIS

Ao comprar óleos essenciais, há alguns aspectos a considerar. É preferível comprar óleos em frascos de vidros escuros, que os protegem de luz ultravioleta (UV), que acelera a sua deterioração. Todos os frascos devem possuir um doseador para que vertam apenas uma gota de cada vez. Isso não só ajuda na composição das misturas, como também garante um risco minímo de ingestão no caso do frasco entrar acidentalmente em contacto com a boca de uma criança.

Não se devem comprar óleos essenciais em frascos de gargalo aberto devido ao elevado risco de ingestão acidental de grandes quantidades de óleos.

O nome do óleo em latim assim como o nome comum em português deve estar presente no rótulo. Há várias variedades de Alfazema e Eucalipto, por isso torna-se necessário saber exactamente o que comprar. Um bom fornecedor estará disposto e habilitado para fornecer toda a informação necessária sobre o óleo, os seus componentes activos, origem geográfica e frescura.

ARMAZENAGEM
A armazenagem de óleos essenciais exige alguns cuidados prévios. Os óleos essenciais são extractos de plantas cem por cento naturais. Uma vez que são provenientes de organismos vivos, têm prazo de validade, e acabarão por se deteriorar, perder a sua fragrância e tornar-se turvos e viscosos dentro do frasco. As considerações fundamentais em termos de armazenagem são:
- a Luz
- a Temperatura
- e a Humidade

É preferivel armazenar os óleos no frigorifico para aumentar o seu prazo de validade; se isso for problemático por causa das crianças, torna-se necessário disponibilizar um espaço fresco, escuro e seco. Se forem bem armazenados no frigorifico, devem ser colocados num recipiente hermético para os manter isolados dos alimentos, especialmente dos produtos lácteos. Se armazenados desta forma, o prazo de validade dos óleos de citrinos como o de Limão, Laranja, Tangerina ou Bergamota deve ser de um ano, enquanto que o de os outros óleos devem durar dois anos. Se os óleos não forem refrigerados, os de citrinos permanecem usáveis durante seis meses; todos os outros durarão um ano. É boa ideia escrever a data no rótulo quando se abre o frasco para ter um registo da sua duração.

Recomenda-se o uso de óleos essenciais que estejam o mais frescos possível. Uma vez passado o prazo da validade, deterioram-se e podem causar reacções cutâneas.