quarta-feira, outubro 03, 2012

5 ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O TRATAMENTO DO ACNE

 
Os óleos essenciais têm anti-séptico, propriedades anti-bacteriana e calmantes que ajudam a tratar e prevenir o acne. Os óleos essenciais o podem controlar:
• ajudando a limpar a infecção
• reduzindo e controlando a quantidade de sebo produzido
• minimizando cicatrizes
• promovendo a cura
• reduzindo a inflamação e o vermelhão
• reduzindo o stress e a ansiedade
• ajudando o corpo a eliminar toxinas.

Há muitos óleos essenciais que podem ajudar no tratamento e gestão do acne, no entanto, estes são os cinco primeiros:


Tea Tree:
O óleo essencial de Tea Tree é um dos óleos essenciais mais eficazes para o tratamento do acne. Ele tem propriedades anti-microbianas impressionantes agindo em vírus, bactérias e fungos. Conhecido como o Detox natural, tem muitos usos semelhantes e é eficaz para outras condições de pele, como feridas infectadas, verrugas, pé de atleta, caspa, bolhas e erupções de pele oleosa.

Niaouli:
Niaouli tem propriedades anti-sépticas e bactericidas similares aos do Tea Tree. Ele não é irritante e, portanto, bem adequado para a pele sensível. Recomenda-se para o tratamento de acne e furúnculos.

Lavanda:
Lavanda também é eficaz no tratamento do acne como mostra a pesquisa feita por Charles Sturt University, na Austrália, mostrando que a Lavanda exibe boa actividade anti-bacteriana contra Propionibacterium acnes, uma das causas mais prováveis do acne. É anti-séptico e anti-inflamatório e ajuda a curar o tecido da cicatriz. Ela tem um efeito de equilíbrio sobre a pele e pode ser utilizado para todos os tipos de pele.
Bergamota:
A acção anti-séptica da bergamota tem a capacidade de promover a regeneração da pele torna-a perfeita para o tratamento do acne. É óptimo para os tipos de pele oleosa e é eficaz para outras condições de pele como psoríase e dermatite.

Rosa:
O óleo de Rosa é altamente anti-séptico e muito eficaz para o tratamento do acne, bem como para reduzir o stress (uma das principais causas de acne). É emoliente, suavizante e nutritivo, tornando-a eficaz para todos os tipos de pele.

Outros óleos essenciais eficaz no tratamento da acne incluem:
• Palmarosa, gerânio, limão e petitgrain ajudam a regular o controle do sebo.
• Junipero, lavanda, limão, neroli, alecrim e sândalo também são muito eficazes.
• Estudos realizados por pesquidores na Tailândia mostram que uma vez que Propionibacterium actua na inflamação da acne conduzindo à formação de cicatrizes, o óleo de citronela pode ajudar a aliviar manchas do acne.

Como fazer para usar óleos essenciais?
Combinando óleos essenciais com óleos base é um bom método para a aplicação.
Jojoba controla o acumulo do excesso de sebo e supostamente impede a sua acumulação.
• O óleo de cenoura é rico em beta-caroteno e grande quantidade de vitaminas, tornando-o um tónico bom para o acne.

Um serum facial pode ser feito a partir de 5 gotas de óleo essencial e de 15 ml de óleo base. Ele pode ser aplicado à face duas vezes por dia em vez de um creme hidratante comum.

Compressas e banhos de vapor de aromaterapia também fazem parte de tratamentos eficazes para o acne.