quinta-feira, maio 30, 2013

CANELA VS CHOCOLATE


Estudos feito na Inglaterra denominado Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor) revelou que mudanças no que comemos podem ser positivas para a saúde mental. Cerca de 200 pessoas fizeram uma dieta recomendada e avaliaram o impacto da mudança nutricional no seu humor. A experiência mostrou que 26% tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade.

O chocolate, este famoso alimento se ingerido de forma moderada pode ser uma excelente fonte de bom humor e mantém o bom astral especialmente o meio amargo ou amargo (45 ou 70%).

Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são os com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante.

Canela em pó extraída da casca da planta chamada Cinnamomum Zeylanicum, uma planta de parentesco muito próximo com o Louro, pois pertencem à mesma família botânica a Lauraceae, é excelente para nos manter aquecidos e bem humorados durante a estação do inverno, uso esse que data na China por volta de 2800 a.C.

É dito que a canela em pó pode ajudar com o açúcar do sangue, problemas de coagulação, diminui mal-estar estomacal e reduz dor das artrites. A canela também é uma boa fonte de manganês, de ferro e de cálcio. O seu aroma incita bem estar, relaxamento e ajuda a diminuir o nível de stress, especialmente o stress causado pelo excesso de trabalho.

Portanto, a combinação é perfeita – Depois de um dia exaustivo de trabalho que tal um delicioso chocolate meio amargo quentinho com raspas ou pó de canela - Hum não tem mau humor e stress que resista a esta receita mágica.