sábado, março 18, 2006

Feng Shui e Aromaterapia - UNIÃO DE FORCAS


A Aromaterapia é um dos principais instrumentos utilizados no século XX pela técnica chinesa de harmonização dos ambientes - Feng Shui (vento e água), que tem como princípio a leitura energética dos pólos positivos e negativos de um local. A prática já tem mais de 4.800 anos e começou com os rituais de harmonização realizados pelos orientais ao enterrarem seus mortos, baseados na crença de que os parentes já falecidos continuavam protegendo e transmitindo sabedoria.

O processo, que conjuga o aroma à manipulação de cores, luz, som, formas geométricas, entre outros mecanismos, foi atingindo templos, palácios até chegar a residências modernas, inclusive, em construções de edifícios em Hong Kong. Nas últimas décadas começou a ser estudado cientificamente.

Circulação de Energia Vital
O Feng Shui pode ser comparado à realização da acupuntura do ambiente. Onde existe energia vital estagnada, temos elementos para fazê-la circular. Quando flui com muita rapidez, podemos controlar essa energia. A técnica auxilia a reprogramação mental.

A utilização dos óleos essenciais nesse ritual é muito antigo e continuou a ser preservado e difundido. Até hoje os índios americanos usam a sálvia e o cedro para purificar o ar e limpar os campos de energia negativas. Já o sândalo e as rosas são considerados "óleos espirituais", porque provocam uma elevação do estado de consciência para que haja um aumento de vibração do ambiente.

O papel da aromaterapia é importante na versão moderna de harmonização, porque as propriedades energéticas ou vitais dos óleos - os "chis" (qi) - foram comprovados em laboratórios. Desde 1992, a Universidade de Warwick, na Inglaterra, faz a medição bioelétrica dos óleos e do ambiente. O ser humano também tem o seu "chi", que incorpora-se ao do universo.

Usado através de sprays ou difusores, os aromas atuam sobre o cérebro das pessoas, mudando o padrão emocional de cada uma. Eles espalham os óleos essenciais no ar, mudando a frequência dos íons negativos na atmosfera. Está comprovado que a desestabilização emocional é responsável por 90% dos distúrbios ambientais.

Anatomia do Olfato
A Aromaterapia não fica mais baseada somente "no lado mágico" do tema. Na década de 80, foi descoberta a anatomia do olfato, ou seja, como os nervos olfativos atingem o cérebro e quais as reações que os óleos essenciais podem provocar. Por isso não devem ser usados aleatoriamente para equilibrar o ambiente. É importante haver a instrução de um especialista.

Algumas essências podem provocar efeitos colaterais e alergias; outras tem composições praticamente inofensivas. Nesse último grupo, estão a Lavanda, a Tangerina e o Eucalipto. A tangerina, por exemplo, é usada para auxiliar a prosperidade, porque atua em uma área do cérebro que produz o hormônio da alegria, que facilita a receptividade do indivíduo para batalhar por seu sucesso.
Para que o Feng Shui realmente seja efetivado, paralelamente à Aromaterapia devem ser utilizados os demais mecanismos e harmonização. O "baguá" é uma boa ferramenta de diagnóstico de energias para que possamos promover as modificações necessárias. O instrumento é um octógono com trigramas básicos do I Ching, que representam 8 áreas da vida do ser humano: prosperidade e espiritualidade, família, sabedoria, relacionamento, criatividade e filhos, proteção e amigos, carreira e fama.

Os Óleos Essenciais e o Baguá
Prosperidade (Sun)
Lavanda, Vetiver, Camomila e Tangerina
Fama (Li)
Tangerina
Relacionamento (Kun)
Jasmim, Rosa, Vanilla, Camomila e Lavanda
Criatividade e Filhos (Tui)
Jasmim, Petit Grain, Alecrim e Eucalipto
Proteção e Amigos (Chien)
Eucalipto, Mirra, Frankincense (Olíbano), Jasmim e Junípero
Carreira (Kan)
Hortelã- Pimenta, Patchouli, Pimenta Negra e Gengibre
Sabedoria e Espiritualidade (Kên)
Eucalipto, Limão, Frankincense (Olíbano), Violeta, Alecrim e Mirra
Família (Chên)
Camomila, Rosa, Lavanda e Vanilla

Sem comentários: