sábado, agosto 07, 2010

COMPRAR E ARMAZENAR ÓLEOS ESSENCIAIS

Ao comprar óleos essenciais, há alguns aspectos a considerar. É preferível comprar óleos em frascos de vidros escuros, que os protegem de luz ultravioleta (UV), que acelera a sua deterioração. Todos os frascos devem possuir um doseador para que vertam apenas uma gota de cada vez. Isso não só ajuda na composição das misturas, como também garante um risco minímo de ingestão no caso do frasco entrar acidentalmente em contacto com a boca de uma criança.

Não se devem comprar óleos essenciais em frascos de gargalo aberto devido ao elevado risco de ingestão acidental de grandes quantidades de óleos.

O nome do óleo em latim assim como o nome comum em português deve estar presente no rótulo. Há várias variedades de Alfazema e Eucalipto, por isso torna-se necessário saber exactamente o que comprar. Um bom fornecedor estará disposto e habilitado para fornecer toda a informação necessária sobre o óleo, os seus componentes activos, origem geográfica e frescura.

ARMAZENAGEM
A armazenagem de óleos essenciais exige alguns cuidados prévios. Os óleos essenciais são extractos de plantas cem por cento naturais. Uma vez que são provenientes de organismos vivos, têm prazo de validade, e acabarão por se deteriorar, perder a sua fragrância e tornar-se turvos e viscosos dentro do frasco. As considerações fundamentais em termos de armazenagem são:
- a Luz
- a Temperatura
- e a Humidade

É preferivel armazenar os óleos no frigorifico para aumentar o seu prazo de validade; se isso for problemático por causa das crianças, torna-se necessário disponibilizar um espaço fresco, escuro e seco. Se forem bem armazenados no frigorifico, devem ser colocados num recipiente hermético para os manter isolados dos alimentos, especialmente dos produtos lácteos. Se armazenados desta forma, o prazo de validade dos óleos de citrinos como o de Limão, Laranja, Tangerina ou Bergamota deve ser de um ano, enquanto que o de os outros óleos devem durar dois anos. Se os óleos não forem refrigerados, os de citrinos permanecem usáveis durante seis meses; todos os outros durarão um ano. É boa ideia escrever a data no rótulo quando se abre o frasco para ter um registo da sua duração.

Recomenda-se o uso de óleos essenciais que estejam o mais frescos possível. Uma vez passado o prazo da validade, deterioram-se e podem causar reacções cutâneas.

1 comentário:

adriana braga disse...

Boa tarde.

Em Portugal, na região Norte, conhece alguma loja onde possamos encontrar todos os produtos de Aromaterapia?

Ou enão, conhece alguma loja online fidedigna?

Estou a iniciar-me nesta área, daí o meu interesse por saber onde posso encontrar produtos com qualidade.
Obrigada
Pode enviar se preferir para adriana.o.braga@gmail.com