segunda-feira, janeiro 31, 2011

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O SISTEMA RESPIRATÓRIOS

INALAÇÃO
Quando inalamos os óleos essenciais atingem rapidamente as condutas respiratórias.


Os óleos essenciais podem ser muito eficazes para tratar problemas no aparelho respiratório. Muitos dos óleos mais úteis, como o Eucalipto, possuem um poderoso vapor que, quando inalado, ajuda a eliminar os depósitos de muco no peito e a soltar a tosse tornando-a mais produtiva. Outros óleos mais suaves aprofundam a respiração e aliviam os espasmos das condutas respiratórias.

USAR OS ÓLEOS
Os métodos de utilização dos óleos têm de ser variados para atingir os melhores efeitos. Os vaporizadores, sejam eles eléctricos ou de vela, podem ser colocados num quarto ou no local de trabalho para produzir uma fragrância de fundo de úteis óleos descongestionantes. Os banhos são excelentes tratamentos nocturnos, e estar deitado em água quente a inalar o vapor suavemente, fará com que relaxe e fique tranquilo proporcionando-lhe uma boa noite de sono.
Há misturas próprias para aplicar no peito através de massagem, de manhã e à noite, para ajudar a respiração e aliviar o congestionamento.Massage bem sobre o peito e depois cubra com um lenço quente. Por fim, os banhos para os pés funcionam muito bem no combate aos arrepios e calafrios. Coloque os pés em imersão durante 20 minutos e depois embrulhe-os quentes.

A maneira clássica de proceder a uma inalação é debruçando-se sobre uma tigela com água a ferver com a cabeça sob uma toalha, e inalar profundamente óleos como o Eucalipto e Limão (3 gotas de cada), Também pode adquirir taças vaporizadoras com uma máscara, o que torna todo o processo mais simples e menos confuso, e também torna possível proceder a inalações no local de trabalho se necessário. Podem ser encomendados nas farmácias.

Aspectos da inalação a considerar
O vapor proveniente da água a ferver pode queimar os sistema respiratório, por isso é aconselhável deixar a água arrefecer durante um ou dois minutos.
As inalações não são aconselhadas para os asmáticos porque o vapor é demasiado intenso.
Retire óculos ou lentes de contactos.
Levante a toalha de vez em quando para facilitar a respiração.
No caso de tratamento de crianças, deve haver uma supervisão constante.

Óleo essencial fundamental
O Eucalipto é um óleo clássico para tosses peitorais e constipações.

2 comentários:

Anónimo disse...

tres interessant, merci

Amanda Lemos disse...

Muito interessante o blog !
Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;

www.bolgdoano.blogspot.com

Muito Obrigada, desde já !