quarta-feira, maio 28, 2014

DESEQUILIBRIOS EMOCIONAIS E A AROMATERAPIA


Sobre desequilíbrios emocionais, a depressão a Louise L. Hay, escreve no seu livro "Cure o seu corpo", que é "uma raiva que a pessoa deprimida não se permite deixar sair, ou um desespero com apatia."  Eu acredito igualmente que a depressão é um afastamento muito grande e prolongado de nós mesmos para com as nossas verdades e valores internos. Um distanciamento, muitas vezes proposital da nossa essência e daquilo que realmente viemos realizar, de tal forma que a nossa alma, embora paciente, acaba por nos fazer PARAR para reflectir, e tentar se reconectar com esta nossa essência.

Para os chineses, estar no fundo do poço é um excelente momento da nossa vida, porque podemos aproveitar esta experiência para renascer, ressurgir mais fortalecido ainda.

Na aromaterapia existe um enorme apoio para tratar os desequilíbrios emocionais. Estes são alguns dos óleos que poderam ajudar no combate de alguns dos sentimentos, de uma forma mais especifica:

Ansiedade
Alfazema, Benjoim, Bergamota, Camomila, Cânfora, Cipreste, Gerânio, Jasmim, Lavanda, Manjericão, Melissa, Neroli, Patchouli, Rosa, Sândalo e Ylang-Ylang.

Apatia
Alecrim, Jasmim, Junípero e Patchouli.

Choque Emocional
Cânfora, Melissa e Neroli.

Confusão, Indecisão
Cipreste, Hortelã-Pimenta, Manjericão, Olíbano e Patchouli.

Depressão, Melancolia
Bergamota, Camomila, Gerânio, Hortelã-Pimenta, Jasmim, Lavanda, Manjericão, Patchouli, Rosa, Sândalo e Ylang-Ylang.

Fadiga Mental
Hortelã-Pimenta.

Hipersensibilidade
Camomila, Jasmim e Melissa.

Hipocondria
Jasmim e Melissa.

Impaciência, Irritabilidade
Camomila, Cânfora, Cipreste, Lavanda, Manjerona e Olíbano.

Inveja
Rosa.

Medo, Paranóia
Esclaréia, Jasmim, Junípero e Manjericão.

Pânico, Histeria
Camomila e Esclaréia.

Raiva
Camomila, Melissa, Rosa e Ylang-Ylang.

Tensão Nervosa
Bergamota e Camomila.


Nota: Nestes casos o mais indicado é o uso dos aromatizadores/difusores, velas e/ou incensos. Em alguns casos pode ser adequado deixar um algodão embebido em água e 2 gt. do óleo essencial indicado, dentro de um cálice na cabeceira da cama ou mesa de trabalho.



Pessoalmente e, pelo que entretanto tenho vindo a aprender e a me sensabilizar, acredito que o óleo de BERGAMOTA é dos óleos mais poderosos que existem, principalmente para tudo o que tenha a ver com emoções. Aconselho, por isso, a terem sempre este óleo em casa e queimarem umas 10 gotinhas num difusor com água, para além de que deixa um cheirinho super agradável no lar.

1 comentário:

Wildeman disse...

Adorei seu blog !