terça-feira, setembro 07, 2010

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA PELE E CABELO

O uso da aromaterapia para alivar problemas de pele é uma das melhores maneiras para observar o que os óleos realmente fazem. À medida que as manchas vermelhas desaparecem, os danos saram, as inflamações são reduzidas, e a pele responde às propriedades tonificantes dos óleos essenciais, o resultado é muito mais claro, o aspecto da epiderme torna-se mais homogéneo e suave ao toque.

Para compreender como é que a Aromaterapia ajuda a resolver problemas de pele, é util conhecer a estrutura de pele.


CUIDADOS COM A PELE
Os óleos essenciais podem rejuvenescer e reconstituir a camada superior da pele removendo as células velhas e estimulando um novo crescimento. Melhoram a circulação, tonificam os músculos, ajudam na remoção de produtos desnecessários, reduzem a inflamação, eliminam infecções e minimizam as cicatrizas.

ÓLEOS TRANSPORTADORES
Os óleos essenciais necessitam de ser misturados num produto transportador adequado, em função do problema. Os óleos vegetais, loções ou cremes poderão ser apropriados. Os óleos transportadores são amaciadores versáteis. A loção base é um transportador refrescante devido à sua elevada quantidade de água e portanto é bom para áreas como manchas vermelhas ou inflamações. O creme base é um transportador lubrificante da pele e excelente para pele danificada. Os óleos essenciais podem ser mais facilmente absorvidos pela pele danificada, por isso é importante seguir as misturas e métodos sugeridos.

CUIDADOS COM O CABELO
O cabelo só está vivo na raiz, e morto assim que se encontra fora da camada da pele. É formado por uma proteína, a queratina, e normalmente é lubrificado por glândulas especiais na pele que segregam óleos naturais ao longo do cabelo. O uso de produtos de descoloração, champôs agressivos e outros produtos de tratamento pode secar o couro cabeludo e impedir a acção dos seus óleos naturais. Massagens de aromaterapia ao couro cabeludo ajudam a eliminar as raízes o que por sua vez ajuda a um crescimento saudável do cabelo. As misturas de óleos essenciais também podem amaciar o cabelo, dando-lhe ao mesmo tempo uma excelente fragrância.

Junte 4 colheres de chá (20 mililitros) de óleo de amêndoas doces à mistura apropriada de óleos essenciais que apresentarei em baixo: Massage a mistura no cabelo e cubra o cabelo com uma toalha durante 20 minutos. Depois, aplique champô directamente no cabelo e lave normalmente. Repita semanalmente durante 1 mês.

SUGESTÃO DE MISTURAS PARA TIPOS ESPECÍFICOS DE CABELOS
Os números correspondentes aos óleos referem-se ao número de gotas a usar:

CABELO SECO: 3 Rosa, 7 Sândalo
CABELO OLEOSO: 4 Zimbro, 6 Petitgrain
CABELO BAÇO: 4 Patchouli, 6 Palmarosa
CABELO NORMAL: 4 Olíbano, 6 Laranja
CASPA: 4 Árvore-do-Chá, 6 Gerânio
PERDA DE CABELO: 5 Alecrim, 5 Gengibre






ÓLEO ESSENCIAL FUNDAMENTAL:
O Patchouli é um excelente tónico geral para pele e cabelo.

Sem comentários: