sexta-feira, setembro 24, 2010

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA PELE E CABELO - Parte 1

Aqui vos deixo dois óleos essenciais para pele e cabelo, assim como umas pequenas receitas para o tratamento dos mesmos.

OLÍBANO
É famoso por ser uma das ofertas trazidas pelos Reis Magos para oferecer a Cristo no seu nascimento.O nome é proveniente do grego líbanos que significa "árvore do incenso". Históricamente, a goma do Olíbano foi queimada em templos, igrejas e locais de adoração ao longo dos milénios. Vaporizado, o Olíbano produz uma atmosfera maravilhosamente calma, que ajuda a criar o cenário para a meditação, tranquilidade ou prática de yoga.

Tabela informativa
Nome Botânico: Boswella Carterii
Tipo de planta: Pequena árvore com folhas pontiagudas e flores rosadas. A goma forma-se na casca.
Óleo extraido da: Goma
Fragrância: Nota alta fresca e bem defenida, tornando-se mais quente. Mais rica e resinosa posteriormente.
Origem geográfica: Somália, Etiópia
Notas sobre segurança: Não tóxico, não irritante.
Propriedades: Restaurador, tonificante e calmante, expectorante, estimulante do sistema imunitário.
Principal utilização: Cuidados com a pele: para pele seca e madura, acne, tecido cicatrizado, eczema.
Outras utilizações: Asma, bronquite, constipações e gripes.
Psicologicamente: Usado para ansiedade e tensão nervosa. É calmante e produz elevação espiritual.
Mistura-se com: Toranja, Laranja, Limão, Alfazema, Sândalo, Patchouli, Rosa.


CAMOMILA-ROMANA
Trata-se de um óleo muito suave, muito apreciado como remédio para perturbações de crianças, sejam elas fisicas ou emocionais, assim como ingrediente para cuidar da pele. Tem mais de dois mil anos de utlização na medicina com ervas no Ocidente.

Tabela Informativa
Nome Botânico: Anthemis Nobilis
Tipo de planta: Pequena planta perene com odor forte parecido com o da maçã e margaridas brancas 
Óleo extraido da: Partes aéreas
Fragrância: Doce, frutada, e suave, ligeiramente herbácea
Origem geográfica: Reino Unido

Notas sobre segurança: Não tóxino e não irritante
Propriedades: Calmante, anti-inflamatório, anti-espasmódico. sedativo nervoso
Principal utilização: Cuidados com a pele: queimaduras, cortes, alergias, eczema, inflamação, erupções cutâneas.
Outras utilizações: Dores musculares, artuculações inflamadas, indisgestão.
Psicologicamente: Muito calmante para os nervos. Bom para a dor de cabeça, enxaquecas e stress.
Mistura-se com: Alfazema, Bergamota, Neroli, Sândalo, Hortelã-pimenta, Palmarosa.


PROBLEMAS PARA A PELE E CABELO - 1Os números correspondentes aos óleos referem-se ao número de gotas a usar. Para crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, o número de gotas reduz para metade.
 

PROBLEMAS DE PELE E SEUS TRATAMENTOS

quarta-feira, setembro 22, 2010

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA OS MÚSCULOS E CIRCULAÇÃO


Os óleos essenciais são eficazes para resolver problemas ligados à circulação e ao sistema muscular esqueléctico. O melhor método de aplicação é através de técnicas de massagem ou no banho, porque ambos permitem a penetração dos óleos na pele.

ÓLEOS DE AQUECIMENTO
Muitos óleos aquecem, aliviam a tensão dos músculos e melhorando a má circulação que surge na pele através de um efeito avermelhado e sensação de formigueiro. As mãos e os pés frios, é outro sinal de má circulação, que pode ser solucionado fazendo massagens com mistura de óleos de aquecimento, como é o caso do Alecrim ou Gengibre. Esses óleos ajudam a remover toxinas das áreas massajadas.

ÓLEOS ANTI-INFLAMATÓRIOS
Alguns óleos essenciais também produzem um suave efeito anti-inflamatório, útil para o alivio de dores e inchaços, para ferimentos ou distensões musculares.

PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA
As massagen suaves e mistura de óleos relaxantes são uteis para quem sofre de pressão arterial elevada ou pulsação acelarada devido a stress ou ansiedade. Mas no caso de se utilizar óleos essenciais em alguém que tenha pressão arterial elevada, deve-se ter o cuidade de usar baixas concentrações de óleos suavizantes, e evitar misturas estimulantes com massagens profundas.


CELULITE
A celulite é uma acumualão de água e desperdícios tóxicos na camada gorda sob a pele, que provoca a produção de caroços duros e dá à pela a aparência de "casca de laranja". O melhor tratamento só pode ser efectuadopor um profissional qualificado que sabe como fazer uma massagem profunda e desintoxicante na área. Não há nenhuma cura rápida, e em conjunto com um tratamento de aromaterapia, é também necessário proceder regularmente a uma desintoxicação através da adopção de uma dieta de comida integral, eliminar a cafeína, deixar de fumar, fazer exercício regularmente, e massagens diárias com uma mistura de óleos desintoxicantes, durante pelo menos dois meses. É necessário disciplina.

Para fazer uma boa mistura anti-celulite, misture 3 gotas de Zimbro, 4 gotas de Limão e 3 gotas de Funcho em 4 colheres de chá (20 mililitros) de óleo de amêndoas doces. Massaje a mistura na área afectada duas vezes por dia.

ÓLEO ESSENCIAL FUNDAMENTAL
O ALECRIM é um óleo que aquece muito e é um estimulante para as dores musculares

terça-feira, setembro 07, 2010

ÓLEOS ESSENCIAIS PARA PELE E CABELO

O uso da aromaterapia para alivar problemas de pele é uma das melhores maneiras para observar o que os óleos realmente fazem. À medida que as manchas vermelhas desaparecem, os danos saram, as inflamações são reduzidas, e a pele responde às propriedades tonificantes dos óleos essenciais, o resultado é muito mais claro, o aspecto da epiderme torna-se mais homogéneo e suave ao toque.

Para compreender como é que a Aromaterapia ajuda a resolver problemas de pele, é util conhecer a estrutura de pele.


CUIDADOS COM A PELE
Os óleos essenciais podem rejuvenescer e reconstituir a camada superior da pele removendo as células velhas e estimulando um novo crescimento. Melhoram a circulação, tonificam os músculos, ajudam na remoção de produtos desnecessários, reduzem a inflamação, eliminam infecções e minimizam as cicatrizas.

ÓLEOS TRANSPORTADORES
Os óleos essenciais necessitam de ser misturados num produto transportador adequado, em função do problema. Os óleos vegetais, loções ou cremes poderão ser apropriados. Os óleos transportadores são amaciadores versáteis. A loção base é um transportador refrescante devido à sua elevada quantidade de água e portanto é bom para áreas como manchas vermelhas ou inflamações. O creme base é um transportador lubrificante da pele e excelente para pele danificada. Os óleos essenciais podem ser mais facilmente absorvidos pela pele danificada, por isso é importante seguir as misturas e métodos sugeridos.

CUIDADOS COM O CABELO
O cabelo só está vivo na raiz, e morto assim que se encontra fora da camada da pele. É formado por uma proteína, a queratina, e normalmente é lubrificado por glândulas especiais na pele que segregam óleos naturais ao longo do cabelo. O uso de produtos de descoloração, champôs agressivos e outros produtos de tratamento pode secar o couro cabeludo e impedir a acção dos seus óleos naturais. Massagens de aromaterapia ao couro cabeludo ajudam a eliminar as raízes o que por sua vez ajuda a um crescimento saudável do cabelo. As misturas de óleos essenciais também podem amaciar o cabelo, dando-lhe ao mesmo tempo uma excelente fragrância.

Junte 4 colheres de chá (20 mililitros) de óleo de amêndoas doces à mistura apropriada de óleos essenciais que apresentarei em baixo: Massage a mistura no cabelo e cubra o cabelo com uma toalha durante 20 minutos. Depois, aplique champô directamente no cabelo e lave normalmente. Repita semanalmente durante 1 mês.

SUGESTÃO DE MISTURAS PARA TIPOS ESPECÍFICOS DE CABELOS
Os números correspondentes aos óleos referem-se ao número de gotas a usar:

CABELO SECO: 3 Rosa, 7 Sândalo
CABELO OLEOSO: 4 Zimbro, 6 Petitgrain
CABELO BAÇO: 4 Patchouli, 6 Palmarosa
CABELO NORMAL: 4 Olíbano, 6 Laranja
CASPA: 4 Árvore-do-Chá, 6 Gerânio
PERDA DE CABELO: 5 Alecrim, 5 Gengibre






ÓLEO ESSENCIAL FUNDAMENTAL:
O Patchouli é um excelente tónico geral para pele e cabelo.