quinta-feira, junho 27, 2013

SISTEMA LÍMBICO


Marguerite Maury (1989) observou que os óleos essenciais afectam diretamente a consciência, a qual influencia diretamente o comportamento, segundo as suas observações o poder de percepção, com o estimulo das moléculas aromáticas, torna-se mais claro e mais apurado - podem ver-se coisas e eventos na sua real perspectiva; a mente consciente torna-se mais alerta e rica em criatividade. Eles induzem sentimentos verdadeiros e a liberdade de se expressar de forma direcionada no nível mental. O senso olfativo humano é um sistema tão primitivo quanto sofisticado e é fundamental para a sobrevivência, assim como também na contribuição para a boa saúde e o bem-estar geral do individuo. As células do nervo olfativo são as únicas com capacidade de se regenerar.

O sistema límbico é a parte do cérebro humano responsável por regular os sentimentos, emoções, memória, aprendizagem e energia física, a absorção dos óleos essenciais através deste sistema dispara neuroquímicos que podem ser sedativo, relaxante, estimulante, ou de efeito eufórico. Ou seja pode ajudar no tratamento da depressão e também da ansiedade.

A moléculas aromáticas, por serem extremamente pequena podem penetrar diretamente neste parte do cérebro humano, o sistema límbico e provocarem inúmeras reações, as quais tanto podem ser agradáveis como também muito desagradáveis, isto vai depender dos arquivos que serão abertos neste departamento do nosso cérebro, a morada das nossas memórias.

Não apagamos memória, uma vez registradas, elas passarão a fazer parte de nossas vidas, pois estão registradas no cérebro, o que podemos trabalhar com uso dos óleos essenciais são as emoções atreladas a estas memórias. Existem muitos óleos essenciais apropriados para limpar velhas emoções que podem estar contaminando a lousa da memória.

Sem comentários: