quinta-feira, junho 27, 2013

SISTEMA LÍMBICO


Marguerite Maury (1989) observou que os óleos essenciais afectam diretamente a consciência, a qual influencia diretamente o comportamento, segundo as suas observações o poder de percepção, com o estimulo das moléculas aromáticas, torna-se mais claro e mais apurado - podem ver-se coisas e eventos na sua real perspectiva; a mente consciente torna-se mais alerta e rica em criatividade. Eles induzem sentimentos verdadeiros e a liberdade de se expressar de forma direcionada no nível mental. O senso olfativo humano é um sistema tão primitivo quanto sofisticado e é fundamental para a sobrevivência, assim como também na contribuição para a boa saúde e o bem-estar geral do individuo. As células do nervo olfativo são as únicas com capacidade de se regenerar.

O sistema límbico é a parte do cérebro humano responsável por regular os sentimentos, emoções, memória, aprendizagem e energia física, a absorção dos óleos essenciais através deste sistema dispara neuroquímicos que podem ser sedativo, relaxante, estimulante, ou de efeito eufórico. Ou seja pode ajudar no tratamento da depressão e também da ansiedade.

A moléculas aromáticas, por serem extremamente pequena podem penetrar diretamente neste parte do cérebro humano, o sistema límbico e provocarem inúmeras reações, as quais tanto podem ser agradáveis como também muito desagradáveis, isto vai depender dos arquivos que serão abertos neste departamento do nosso cérebro, a morada das nossas memórias.

Não apagamos memória, uma vez registradas, elas passarão a fazer parte de nossas vidas, pois estão registradas no cérebro, o que podemos trabalhar com uso dos óleos essenciais são as emoções atreladas a estas memórias. Existem muitos óleos essenciais apropriados para limpar velhas emoções que podem estar contaminando a lousa da memória.

quarta-feira, junho 26, 2013

O PODER DO EUCALIPTO



De acordo com a tradicional medicina chinesa, o Eucalipto é excepcional para limpar a fleuma e o calor dos pulmões. É classificado como tónico da energia Qi dos pulmões − energia vital. 

Segundo Gabriel Mojay, ele dissipa sentimentos negativos, associados com situações do passado que não correram da melhor maneira, oferece “espaço interno” para respirarmos e nos “libertarmos” de velhos medos. É especialmente indicado para pessoas que se sentem cercadas ou oprimidas pelas circunstâncias da vida, ou seja, para aqueles que caíram nas armadilhas da vida. São sufocadas pelas suas próprias amarras internas.

Essas pessoas sentem-se prisioneiras estejam onde estiverem dentro das suas casas, dos seus trabalhos, em campo aberto, na companhia de amigos, enfim, são prisioneiras de si mesmas.

Elas têm a sensação de estarem presas numa armadilha interna, anseiam desesperadamente por liberdade interior, liberdade para vivenciarem novas experiências de vida, liberdade para Ser, mas pelo facto de se sentirem aprisionadas internamente elas não ousam agir e frequentemente dão-se muitas desculpas, são argumentativas, e também expressam excessivo grau de preocupação com os que os outros vão dizer se não seguir o padrão já estabelecido da vida. A velha frase - "O que os outros vão dizer" é parte do vocabulário.

É comum observar que este tipo de comportamento é frequentemente adoptado como herança de educação, pode-se observar que a pessoa vem de família que se comporta da mesma forma, hábitos familiares que se repetem de geração em geração.

O medo é um dos factores inibidores que acompanha este padrão de comportamento, falta coragem para ousar sair da concha, sair do circulo vicioso e para isto, tratar o medo é essencial.

Ao inalar o Eucalipto os pulmões ampliam-se, aprofunda-se a respiração abrem novos caminhos para a passagem do oxigénio limpo, o cérebro recebe carga nova de ar fresco, o sangue toma um banho de ar limpo e se enche de vida novamente, então pode fluir livremente e melhor, assim sendo a pessoa pode começar a vislumbrar novos caminhos, novas possibilidades, novas ideias, Vida Nova.

O Eucalipto está associado ao optimismo, abertura e liberdade
. A liberdade do espírito humano que é livre por natureza.

terça-feira, junho 25, 2013

OS RINS VS AROMATERAPIA




Segundo a medicina chinesa os Rins abrigam a raiz da emoção do medo, em sua pol...aridade positiva abriga a raiz da sabedoria.



Segundo a medicina chinesa os Rins abrigam a raiz da emoção do medo, em sua polaridade positiva abriga a raiz da sabedoria.

Segue aqui uma pequena lista de óleos essenciais que podem ser bons aliados para a saúde dos Rins.

Cedro - um excelente óleo essencial para fortalecer e tonificar rins enfraquecidos pela emoção do medo, confere força resiliente para momentos de grandes adversidades na vida.

Juniper berry - sábia opção para limpar energia de medo de ser atacado ou magoado que pode armazenar nos rins causando o impedimento dos movimentos em direção as novas conquistas. Limpa o órgão e também as emoções nele acumuladas. Desintoxicante da natureza.

Fenel doce - imprescindível para lavar as águas contaminadas por medo.

Gerânio - o melhor amigo da mulher, especialmente para momentos de transição quando a emoção do medo fica a flor da pele.

Todos os cítricos são essenciais para ajudar a manter a força de vontade, a alegria e a esperança diante das situações amedrontadoras nas fases de transição.

Cypress e Frankincense - ambos indicados tratar e limpar velhos medos. Abrem caminho para vida futura com bravura.

Vetiver - fortalece a firmeza de propósito e acalma a bexiga nervosa.

quinta-feira, junho 06, 2013

PEQUENOS TRUQUES PARA O CORPO



 Se tem comichão na garganta, coce o ouvido. Quando os nervos no ouvido são estimulados, causam um reflexo na garganta, criando um espasmo muscular, que por sua vez, alivia a comichão.

 Tem dificuldade em ouvir alguém numa festa ou ao telefone? Utilize o ouvido direito; é mais eficaz a detetar o discurso rápido. Por outro lado, o esquerdo é melhor a detetar tons musicais.

 A próxima vez que lhe derem uma injeção, TUSSA enquanto a agulha estiver a entrar. A tosse aumenta a pressão no canal medular, que restringe a sensação de dor à medida que tenta percorrer a distância até ao cérebro.

 Desobstrua o nariz entupido ou alivie a pressão causada pela sinusite empurrando a língua contra o céu-da-boca e de seguida comprimindo um dedo entre as sobrancelhas. Repita durante 20 segundos – provoca a oscilação do osso vómer, que alivia a congestão.

 Se comeu muito numa refeição e se sente enfartado ao adormecer deite-se do lado esquerdo. Evitará o refluxo ácido já que mantem o estomago a um nível mais baixo do esófago.

 Poderá parar uma dor de dentes esfregando gelo na parte posterior da mão, na zona entre o polegar e o indicativo. Os nervos aí situados estimulam uma parte do cérebro que bloqueia os sinais de dor da boca.

 Se bebeu demais e fica tonto, coloque a mão nalguma coisa estável. Porquê: o álcool dilui o sangue na parte do ouvido chamada cúpula, que regula o equilíbrio. Ao colocar a mão em algo estável, dá ao cérebro um outro ponto de referência, ajudando assim a “tontura”.

 Pare a hemorragia do nariz colocando algodão nas gengivas superiores mesmo por detrás da pequena cavidade por baixo do nariz e pressione com firmeza. A maior parte da hemorragia provém da parede cartilaginosa que divide o nariz.

Nervoso? Diminua a frequência cardíaca soprando no polegar. O nervo vago (ou pneumogástrico) controla a frequência cardíaca, sendo possível diminui-la através da respiração.

 Se a sua mão ficar dormente, abane a cabeça de um lado para o outro. Deixará de estar dormente em menos de um minuto. A mão fica dormente porque os nervos do pescoço comprimem-se. Se o pé ficar dormente, trata-se dos nervos na parte inferior do corpo, sendo necessário levantar-se e andar um pouco.

 Tem soluços? Pressione o polegar e indicador sobre as sobrancelhas até estes passarem - normalmente, em pouco tempo.