quinta-feira, setembro 24, 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Todos nós temos imensas perguntas sobre aromaterapia. Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre a aromaterapia e óleos essenciais. Se as respostas aqui não satisfazerem totalmente as vossas necessidades ou não responder na totalidade, não hesitem em deixarem as vossas duvidas aqui.



P: Os óleos essenciais são perigosos?
R: Só se forem ingeridos em grandes quantidades. Em Aromaterapia sublinhamos que os óleos nunca devem ser usados internamente. Existem alguns que podem ser utilizados na alimentação como é o caso da Laranja, mas deve ser feito de uma forma cautelosa e em quantidades minimas. Mas quando usados os óleos devem ser diluidos na pele, no banho, inalados ou vaporizados por serem estas as formas mais benéficas.





P: Pode usar-se demasiado óleo essencial?
R: Mais uma vez, os óleos podem ser prejudiciais se ingeridos em grandes quantidades. No caso de serem usados no banho, podem ser inalados ocasionalmente para aliviar constipações ou gripes, e executar tratamentos regulares de massagem para melhorar a energia e bem-estar.



P: Podem usar-se óleos essenciais em bebés?
R: Si, de forma limitada. Uma vez por semana, uma massagem suave com uma gota de Rosa, Alfazema ou Camomila-romana em 4 colheres de chá (20 ml) de óleo de Amêndoas doces, pode ser uma boa ocasião para o fazer.



P: É necessário usar água no vaporizador?
R: Depende do design. Alguns possuem taças profundas onde pode ser usada água, outros são muito rasos. Mas na maioria usa-se sempre água.



P: Qual a frequência dos tratamentos de aromaterapia?
R: Dependo do motivo do tratamento. Se for um problema directamente fisico, como por exemplo ombros tensos, 4 ou 5 sessões semanais deverão revelar uma melhoria. Se o problema é crónico, como no caso de uma artrite poderão ser necessários alguns meses de tratamento antes de sentir alguma melhoria. Apesar de que, no geral, uma massagem aromaterapeutica é sempre um bom relaxante e não prejudica se for feita com continuidade.



P: Os óleos penetram realmente no corpo?
R: Sim. Através da massagem e dos banhos, os óleos essenciais penetram na pele e na corrente sanguinea. As moléculas provenientes da vaporização ou na inalação aromática chegam aos pulmões.



P: É possivel usar os óleos no local de trabalho para evitar a disseminação dos germes?
R: Sim. É possivel usar um vaporizador eléctrico no local de trabalho, com 3 gotas de Árvore-do-Chá e 3 gotas de Limão. É também possivel depositar algumas gotas de óleo essencial e inalar periódicamente.



P: Não gosto de Alfazema. Que outro óleo posso usar como relaxante?
R: Alecrim, Sândalo ou Ylang Ylang são boas alternativas.



P: A Aromaterapia é só para mulheres?
R: Não - a variedade de óleos essencias usados inclui muitas frangrâncias apelativas para os homens; incluindo o Patchouli, Alecrim e Cipreste. Apesar de que todos os outros tenham o mesmo efeito nas mulheres como nos homens. Somos todos seres humanos!

Sem comentários: