sexta-feira, outubro 30, 2009

ÓLEOS E TRANSPORTADORES

Um óleo essencial é um liquido muito aromático que se evapora muito rapidamente em tenperaturas elevadas. É extremamente concentrado, são necessários cerca de 0,75 de uma tonelada (760kg) da planta de alfazema para produzir cerca de 2 litros de óleo de alfazema.
Um óleo transportador (ou óleo base) é usado para diluir os óleos essenciais para os tornar seguros para a aplicação atravez de massagens. Uma mistura de óleos essenciais diluídos num óleo vegetal como: amêndoa doce ou óleo de grainhas de uva, é suave para a pele. Este óleos transportadores são adequados a usos específicos, e são especialmente bons para a pele.

1. Use um funil para verter grandes quantidades de óleo transportador para o frasco de mistura.
2. Pode acrescentar gotas de óleo essencial puro ao óleo transportador através de um doseador especial no gargalo do frasco.
Fazer uma mistura:

Meça 4 colheres de chá (20ml) de óleo transportador para um frasco limpo de vidro escuro. Adicione até 10 gotas de um óleo essencial á sua escolha. Agite a mistura de uma forma muito devagar e está pronto a ser utilizado (até 4 semanas).

Este exemplo produz uma solução de 2,5 por cento, sendo a melhor diluição para a massagem e uso geral. Uma solução de 5 por cento que é mais concentrada pode ser aplicada em áreas menores para alivio de dores. Para fazer uma solução de 5 por cento misture 20 gotas de óleo essencial com 4 colheres de chá (20 ml) de óleo transportador.

Uma solução de 1 por cento é aconselhável para peles sensiveis, para crianças com idades entre os 3 e os 10 anos, e durante a gravidez. Para fazer uma solução de1 por cento misture 4 gotas de óleo essencial em 4 colheres de chá (20ml) de óleo transportador.

Sem comentários: