quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Aromaterapia Clínica - Inteligência Olfativa - O sentido da Vida


"Os odores são sentidos na chamada área olfactiva da cavidade nasal. Trata-se de uma câmara situada num lugar pouco acessível, na parte mais alta e funda do nariz, longe do fluxo do ar que respiramos. Existe um motivo para isso: se as células olfactivas, que são muito sensíveis, ficassem demasiado expostas ao ar, acabariam danificadas pela poeira e o sobe-desce da temperatura.



Por causa dessa localização, ocorre um fenómeno estranho: quando se respira normalmente não se sente cheiro algum. Mas, quando um odor qualquer existe no ar numa concentração relativamente alta, algumas poucas moléculas odoríferas podem alcançar a câmara. Diante dessa sensação ainda imprecisa, o cérebro ordena uma segunda aspiração mais forte — para provocar o que os cientistas chamam turbilhão de ar dentro do nariz, capaz de carregar as moléculas para a câmara olfactiva. Tudo isso acontece num relance e sem que a pessoa se dê conta.


Na câmara, as moléculas são atraídas para a mucosa amarela formada pelas células olfactivas, também chamadas de receptores. No lado externo, um receptor possui cílios microscópicos cobertos por uma fina camada de muco, no lado interno, ele se prolonga sob a forma de um nervo. Durante muito tempo, acreditou-se que os aromas eram reconhecidos graças a reacções químicas entre as moléculas odoríferas e o muco. Tais reacções seriam sentidas pelos cílios dos receptores, que as transformariam em estímulos nervosos.



Hoje se sabe que o processo não é químico, mas físico”, explica o professor Paulo Pontes. “Os receptores avaliam o peso e os prótons liberados pelas moléculas odoríferas e, a partir disso, engatilham um certo estímulo.” O muco, por sua vez, serve para proteger os receptores, e também para diluir e expulsar da câmara olfativa as moléculas do odor.



Os impulsos dos receptores são ondas eléctricas que percorrem os nervos até o bulbo olfactivo, uma estrutura logo abaixo da parte frontal do cérebro. O bulbo mantém uma espécie de linha directa com o sistema nervoso central: nele se dará a sinapse ou conexão com o cérebro. Até aí, tudo bem. Mas a ciência ainda fareja explicações para a questão de como o cérebro identifica um odor."


Revista - Super Interessante


Sem comentários: