sábado, fevereiro 09, 2013

GENGIBRE - ESTABILIZADOR MENTAL E EMOCIONAL




O melhor amigo do Homem Moderno e um grande aliado para minimizar os efeitos nocivos do stress e da tensão psicológica da vida moderna. 



Erva ou planta altamente pesquisada desde muito tempo, tem sido utilizada para minimizar desconfortos digestivos, associados com tensão nervosa, mental e emocional. 




Náuseas (manhã, de movimento que envolve viagens, efeito colateral da quimioterapia, e enjoo de gravidez) vomito, em especial em casos de náuseas pós-cirúrgico.




Gengibre é extremamente carminativo e antisséptico para o trato gastrointestinal, trata-se de uma planta com poderes excepcionais para tratar infecções intestinais e de estômago em caso de envenamento ou intoxicação alimentar.




Um excelente óleo para estimular a circulação periférica, fabuloso para quem apresenta as extremidades frias, que sinaliza circulação fraca nas mãos e pés. Considerado um bom antioxidante, assim como também de boa acção anticoagulante que previne a formação de trombos sanguíneos, assim sendo, é um bom óleos para prevenir derrames ou AVCs (acidente vascular cerebral).




Segundo a TMC o gengibre fresco e seco actua em diferentes formas – a sua acção é mais subtil na forma fresca e é usado para constipações, febres, dores de cabeça e dores musculares, enquanto que a e raiz seca é usada mais para gripes, mãos frias, pulso fraco e compleição de pele pálida. 




O gengibre tem sido investigado por seu efeito imuno-estimulante, e tem demonstrado ser eficiente para restaurar as respostas imunológicas em pessoas que apresentam deficiência imunológica geradas pelo excesso de stress. Pessoas extremamente tensas e preocupadas podem apresentar um comprometimento imunológico e uma fragilidade dos nervos que se manifesta em forma de fadiga e ou debilidade dos nervos. 




Uso na aromaterapia:
Disfunções digestiva crónica - provavelmente gerada por tensão nervosa e preocupação excessiva com a vida. 
Náuseas de todos os tipos – gerado pela fragilidade emocional para gerenciar e processar as questões da vida quotidiana e mudanças. 
Fadiga e debilidade – gerado por neurastenia crónica 
Tensão e dores (artrites e reumatismos e digestão com dor) – gerados por acumulo de stress na musculatura e nos ossos. 
Gripes, constipações, tosse, catarro com frequência – gerados pelo eminente enfraquecimento das actividades dos pulmões . 


Este óleo deve ser sempre lembrado quando houver excesso de stress acumulado pelas experiências da vida quotidiana. A sua acção profunda no nível mental e emocional ajuda a iluminar e a abrir a consciência divina que se encontra embotada na vida material e esta condição leva a pessoa a gerenciar a vida com dureza, inflexibilidade e excesso de preocupação com os outros. Traz consciência corporal, desperta para a necessidade de voltar um olhar amoroso primeiramente para as próprias necessidades ao invés de ficar focado nos acontecimentos da vida dos outros (família, amigos, animais, causas sociais e ecológicas e tudo mais que tire a atenção das suas próprias necessidades). Primeiramente devemos zelar pelo nosso bem estar, e, somente com a consciência de que estamos a fazer o melhor por nós, é que estamos aptos a zelar pelos outros.

Sem comentários: