quinta-feira, fevereiro 21, 2013

HARMONIZADOR DE HUMOR FEMININO




O seu aroma é agradavelmente doce lembrando a rosa com leves traços terrenos, tem efeitos altamente penetrantes no aspecto emocional, um valioso desintoxicante emocional.

Um excelente óleo para mulheres que trabalham muito (workholics). O GERÂNIO tem grande ressonância com a alma feminina, sempre que nós mulheres nos tornamos duras e inflexíveis pelas circunstâncias da vida, é a ele que devemos recorrer, para nos ajudar a resgatar a nossa Essência Feminina.

Ele promove a harmonia entre a energia Yang e Ying para que possamos actuar na vida fazendo o que amamos fazer mais, sem a necessidade de negarmos a essência feminina.

O Gerânio ajuda-nos a integrar as duas forças opostas em nós - Masculino e o Feminino, Acção e Descanso, Fazer e Deixar de fazer, Pensar e Sentir, Racionalizar e Intuir , Amar e Ser Amada e muito mais...

Somos mais fortes, mais criativas, mais produtivas e mais saudáveis quando integramos as energias opostas em nós mesmas (yin e yang, anima e animus, masculino e feminino).

Ao retomar contacto com a mulher que habita em nós resgatamos a sensibilidade, a ternura, a gentileza, a doçura e também a sensualidade natural.

Esta erva verde extremamente aromática oferece-nos um precioso óleo essencial ao qual, podemos chamar de O mais potente aliado natural da saúde da Mulher. Quando se faz uso deste óleo com frequência ele fortalece o corpo mantendo-o saudável e protegido contra doenças oportunistas (gripes, constipações, herpes, fungos e outras doenças causadas por germes). Doenças oportunistas somente atacam um corpo desvitalizado e fraco.

Entre todos os óleos essenciais, o Gerânio é um dos mais potentes para resgatar o equilíbrio hormonal, visto que a sua acção terapêutica no sistema endócrino promove o alivio para os efeitos da TPM (fadiga, irritabilidade, depressão, distúrbio do sono, desconfortável retenção de líquidos, peso no baixo ventre, seios inchadas e doloridos), oferece considerável alívio para cólicas menstruais.

Na menopausa o seu uso é imprescindível para minimizar o ressecamento vaginal, cansaço extenuante, , perda de histamina (vigor) - enfraquecimento generalizado com depressão e consequente perda da libido.

Um bom óleo para prevenir o desenvolvimento dos diabetes na fase da menopausa, onde muitas mulheres se tornam vulneráveis ao desenvolvimento da doença.

O Gerânio cuida também da pele da mulher com muito carinho pois tem óptima ressonância com todos os tipos de pele, em especial com a pele seca e desidratada.

segunda-feira, fevereiro 18, 2013

LARANJA - SABOR DA VIDA

Um aroma refrescante - renovador do prazer de viver. 

Este fruto divino absorve extremas quantidades de Luz Solar e traz inserido na sua essência aromática a energia vibrante, colorosa e pulsante do Astro Rei o Sol para todos sem excessão, e, em especial para aqueles que perderam o Sabor da Vida.
A vida fluindo de forma positiva e optimista, assim é a energia aromática da Laranja.

Pela sua característica energética pulsante e elevante este óleo é altamente indicado para aqueles com características pro-ativas, ou seja, aquelas que estão sempre à frente das suas tarefas, são espontâneas e criativas para promover mudanças positivas no seu ambiente, seja ele de trabalho ou familiar.

Estas pessoas são altamente eficientes para solucionar problemas, pois são pessoas com um excelente fluxo de energia física, mental e espiritual.

Mas, por serem altamente energizadas pela sua força interior, elas podem assumir mais do que deveriam e isto pode leva-las um estado de desgaste completo e como consequência ocorrer a perdas pelo prazer de viver desencadeando uma ‘depressão’ que podemos também denominar como perda do Sabor da Vida.

No físico, além do enfraquecimento do sistema nervoso, podem também apresentar fragilidade no aparelho digestivo por uso excessivo da energia do plexo solar.

Portanto, sempre que estiverem enfrentando situações de estrema provação, passando por mudanças radicais, sejam elas num contexto geral e estas situações prejudicam o seu prazer de viver e ou lhes tira o Sabor da Vida procure a Laranja e resgate sua essência original.

Isto é a energia aromática actuando em prol da saúde do Homem Moderno. Se fizer uso consciente, terá qualidade de vida e muita saúde para desfrutar dos prazeres da Vida por muito tempo.

sábado, fevereiro 09, 2013

GENGIBRE - ESTABILIZADOR MENTAL E EMOCIONAL




O melhor amigo do Homem Moderno e um grande aliado para minimizar os efeitos nocivos do stress e da tensão psicológica da vida moderna. 



Erva ou planta altamente pesquisada desde muito tempo, tem sido utilizada para minimizar desconfortos digestivos, associados com tensão nervosa, mental e emocional. 




Náuseas (manhã, de movimento que envolve viagens, efeito colateral da quimioterapia, e enjoo de gravidez) vomito, em especial em casos de náuseas pós-cirúrgico.




Gengibre é extremamente carminativo e antisséptico para o trato gastrointestinal, trata-se de uma planta com poderes excepcionais para tratar infecções intestinais e de estômago em caso de envenamento ou intoxicação alimentar.




Um excelente óleo para estimular a circulação periférica, fabuloso para quem apresenta as extremidades frias, que sinaliza circulação fraca nas mãos e pés. Considerado um bom antioxidante, assim como também de boa acção anticoagulante que previne a formação de trombos sanguíneos, assim sendo, é um bom óleos para prevenir derrames ou AVCs (acidente vascular cerebral).




Segundo a TMC o gengibre fresco e seco actua em diferentes formas – a sua acção é mais subtil na forma fresca e é usado para constipações, febres, dores de cabeça e dores musculares, enquanto que a e raiz seca é usada mais para gripes, mãos frias, pulso fraco e compleição de pele pálida. 




O gengibre tem sido investigado por seu efeito imuno-estimulante, e tem demonstrado ser eficiente para restaurar as respostas imunológicas em pessoas que apresentam deficiência imunológica geradas pelo excesso de stress. Pessoas extremamente tensas e preocupadas podem apresentar um comprometimento imunológico e uma fragilidade dos nervos que se manifesta em forma de fadiga e ou debilidade dos nervos. 




Uso na aromaterapia:
Disfunções digestiva crónica - provavelmente gerada por tensão nervosa e preocupação excessiva com a vida. 
Náuseas de todos os tipos – gerado pela fragilidade emocional para gerenciar e processar as questões da vida quotidiana e mudanças. 
Fadiga e debilidade – gerado por neurastenia crónica 
Tensão e dores (artrites e reumatismos e digestão com dor) – gerados por acumulo de stress na musculatura e nos ossos. 
Gripes, constipações, tosse, catarro com frequência – gerados pelo eminente enfraquecimento das actividades dos pulmões . 


Este óleo deve ser sempre lembrado quando houver excesso de stress acumulado pelas experiências da vida quotidiana. A sua acção profunda no nível mental e emocional ajuda a iluminar e a abrir a consciência divina que se encontra embotada na vida material e esta condição leva a pessoa a gerenciar a vida com dureza, inflexibilidade e excesso de preocupação com os outros. Traz consciência corporal, desperta para a necessidade de voltar um olhar amoroso primeiramente para as próprias necessidades ao invés de ficar focado nos acontecimentos da vida dos outros (família, amigos, animais, causas sociais e ecológicas e tudo mais que tire a atenção das suas próprias necessidades). Primeiramente devemos zelar pelo nosso bem estar, e, somente com a consciência de que estamos a fazer o melhor por nós, é que estamos aptos a zelar pelos outros.

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

CAMOMILA E AS HERDANÇAS EMOCIONAIS




Sabiam que herdamos as emoções das nossas mães, pais e núcleo familiar? Elas são as nossas Heranças Emocionais, e, muitas vezes, antes do processo de cura, necessita-se fazer a distinção daquilo que é realmente nosso, e daquilo que é comum a toda a família como padrão de comportamento emocional. 


A Camomila alemã é uma planta universal, cresce em quase todos os lugares do planeta, e é popularmente conhecida por muitas culturas diferentes. 

É a erva da criança e também da família, indicada para tratar os males digestivos, da pele e dos nervos e também actua muito bem no campo das emoções, especialmente as mais abrasivas que levam a pessoa a gritar e a irritar-se facilmente. Impaciência e intolerância podem estar presentes no comportamento da pessoa. 

Estas pessoas geralmente não demonstram o seu padrão de comportamento irritadiço fora do núcleo familiar, quando fora dele se mostra passivo, tolerante e muito frequentemente são, socialmente muito agradáveis, pois sabem usar a máscara social muito bem. 

É muito importante procurar saber como é o comportamento das pessoas no núcleo familiar, pois isto revela muito da personalidade do individuo. 


"Posso ser eu mesma
Me aceito do jeito que sou
Não tenho mais necessidades de mascarar meus sentimentos. 
Conheço-me melhor. 
A camomila me ajuda a me harmonizar comigo mesma. 
Ela maximiza minhas virtudes, me confere paz."

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Aromaterapia Clínica - Inteligência Olfativa - O sentido da Vida


"Os odores são sentidos na chamada área olfactiva da cavidade nasal. Trata-se de uma câmara situada num lugar pouco acessível, na parte mais alta e funda do nariz, longe do fluxo do ar que respiramos. Existe um motivo para isso: se as células olfactivas, que são muito sensíveis, ficassem demasiado expostas ao ar, acabariam danificadas pela poeira e o sobe-desce da temperatura.



Por causa dessa localização, ocorre um fenómeno estranho: quando se respira normalmente não se sente cheiro algum. Mas, quando um odor qualquer existe no ar numa concentração relativamente alta, algumas poucas moléculas odoríferas podem alcançar a câmara. Diante dessa sensação ainda imprecisa, o cérebro ordena uma segunda aspiração mais forte — para provocar o que os cientistas chamam turbilhão de ar dentro do nariz, capaz de carregar as moléculas para a câmara olfactiva. Tudo isso acontece num relance e sem que a pessoa se dê conta.


Na câmara, as moléculas são atraídas para a mucosa amarela formada pelas células olfactivas, também chamadas de receptores. No lado externo, um receptor possui cílios microscópicos cobertos por uma fina camada de muco, no lado interno, ele se prolonga sob a forma de um nervo. Durante muito tempo, acreditou-se que os aromas eram reconhecidos graças a reacções químicas entre as moléculas odoríferas e o muco. Tais reacções seriam sentidas pelos cílios dos receptores, que as transformariam em estímulos nervosos.



Hoje se sabe que o processo não é químico, mas físico”, explica o professor Paulo Pontes. “Os receptores avaliam o peso e os prótons liberados pelas moléculas odoríferas e, a partir disso, engatilham um certo estímulo.” O muco, por sua vez, serve para proteger os receptores, e também para diluir e expulsar da câmara olfativa as moléculas do odor.



Os impulsos dos receptores são ondas eléctricas que percorrem os nervos até o bulbo olfactivo, uma estrutura logo abaixo da parte frontal do cérebro. O bulbo mantém uma espécie de linha directa com o sistema nervoso central: nele se dará a sinapse ou conexão com o cérebro. Até aí, tudo bem. Mas a ciência ainda fareja explicações para a questão de como o cérebro identifica um odor."


Revista - Super Interessante


quarta-feira, fevereiro 06, 2013

COMO ALIVIAR DORES DE CABEÇA


Esta técnica vai eliminar dores de cabeça causadas pelo stress, é eficaz e fácil de fazer:


O nariz tem um lado direito e um lado esquerdo. Usamos ambos para inspirar e expirar, mas quase nunca simultneamente, mas sim alternativamente. Ambos são diferentes: o direito representa o calor, a esquerda e o frio.

Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usa apenas a esquerda para respirar: dentro de cinco minutos, a dor de cabeça deve desaparecer.

Se você se sentir cansado, faça o contrário: Feche a narina esquerda e respire com a direita. Em suma,^a sua mente vai-se sentir bem mais aliviada.

Atenção: ao acordar, respiramos melhor do lado direito ou lado esquerdo? Se for pela esquerda, vai-se sentir cansado. Feche a narina e use apenas a narina direita para respirar: vai sentir mais energia rapidamente.

Isso é muito eficaz se praticado por adultos, mas pode e deve ser ensinado às crianças.

É uma técnica simples e eficaz, ao alcance de todos, é um legado da antiga cultura hindu.